Postila Do Locutor Tecnica De Leitura.

POSTILA DO LOCUTOR

TÉCNICA DE LEITURA.

Ao ler um texto, observe pontos a serem destacados. Ou seja, palavras que receberão durante a leitura uma interpretação bem mais rebuscada. Para identificar as palavras a ser destacadas, o locutor precisa ter sensibilidade. Em primeiro lugar o locutor deve entender o que está lendo, assimilar totalmente a idéia do redator, convencer-se e acreditar no que lê. Ora se você não acredita no que lê como acreditarão no que ouvem. Lembre-se que na maioria das vezes, o locutor fala em off (sem aparecer no vídeo). Sem o reforço da imagem e das expressões da face, você terá que ser bem mais convincente, e dominar totalmente a arte da locução. Por incrível que pareça, os locutores de TV, quase sempre gravam UFES, sem ver as imagens que serão usadas, ou mesmo a trilha sonora que servirá como fundo musical do comercial, chamada ou documentária. Neste caso, o locutor deve estar muito bem afinado com sua equipe. É fundamental antes de gravar ter uma conversa prévia com o redator, sobre o conteúdo do texto a ser lido. Nesta conversa tire todas as suas dúvidas, repasse a pronúncia de nomes ou palavras em outro idioma. Tire suas dúvidas com relação ao clima da sua locução. Se o texto tiver um conteúdo alegre, sua locução dever ser bem pra cima. Se for tenso, sua locução deve estar de acordo, uma leitura séria, com um tom maduro. Claro que ao ler previamente o texto, você já terá idéia da emoção que deverá predominar em sua locução.
Acontece que nem sempre o locutor lerá grandes textos. Às vezes você lerá apenas um título, ou uma assinatura de comercial ou chamada para televisão. Principalmente neste caso, é fundamental aquele bate papo com o seu redator.
Enfim; leia o texto, e sublinhe as palavras a serem destacadas
Durante a locução. Você não deve valorizar todas as palavras do texto ao ser lido, desta forma ele perderá o sentido.
RESPIRAÇÃO
Será que sabemos respirar? As pessoas que trabalham com a voz (cantores, oradores, locutores, repórteres, etc.) precisam dominar uma técnica bem mais apurada de respiração. Estamos acostumadas a inspirar inflando de ar apenas a parte superior dos pulmões. Deixando de aproveitar melhor a capacidade dos foles pulmonares. Por conseqüência, a produção do som fica sensivelmente prejudicada, uma vez que, é o ar emitido sobre as pregas vocais, que as fazem vibrar produzindo o som, que ressoa em nosso tórax e crânio, dando um timbre especial e único para cada pessoa. Quando estamos fazendo locução, devemos ter total controle da respiração. De acordo com o texto, você vai precisar de mais, ou menos quantidade de ar para realizar a leitura, onde com certeza encontrará frases curtas, e frases longas que devem ser feitas num só fôlego. Durante a locução ou canto, a respiração deve ser feita da seguinte forma:
• Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente em ambientes abertos ou frios. Faça-o dilatando o diafragma para baixo, de modo que sua barriga pareça encher-se de ar.
• Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se inflará, porém de forma correta. Ou seja, somente no final de sua inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu pulmão.
• É claro que você não vai fazer nenhum mergulho em profundidade. Entretanto, é necessário que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada.
ÁREAS DE RESSONÂNCIA - São as regiões ocas do nosso corpo onde o som se amplifica. As principais são: pulmões (ressoa notas graves e médias) e cabeça (ressoa notas agudas). Na cabeça temos a região nasal, que pode ser usada para realçar os timbres médios e metálicos da nossa voz. É importante lembrar que todo o aparelho respiratório serve como ressonância para os sons, e para manter uma voz sempre brilhante e jovem deve-se buscar as ressonâncias da face.
TIPOS DE VOZES
Qual seria enfim a voz mais adequada para cada tipo de locução?
Quando falamos ou pensamos em um locutor, temos em mente alguém com voz grave e de timbre forte. Todavia este conceito de um modo geral está um pouco ultrapassado. Repare que os grandes locutores de rádio e TV, buscam se aproximar cada vez mais do ouvinte, ou telespectador. Usando uma linguagem mais solta, descontraída, com um timbre de voz, que não impõe aquele tom autoritário e infalível dos antigos locutores, que carregavam-nos "R" e "S" em suas locuções . É claro que não quero dizer com isso que uma voz grave, aveludada, bem timbrada, não tenha seu valor. Ao contrário, a voz grave ainda hoje é muito procurada. Contudo para determinados trabalhos, as vozes no tom médio são mais adequadas. Soam mais simpáticas, e jovens.
Ex: anúncios de refrigerantes, chamadas de programas esportivos, programas de rádio para jovens, anúncios de material esportivo, ou qualquer produto voltado para o público jovem.
A voz de timbre grave é mais própria para anúncios que necessitem de um tom mais sóbrio, que passe credibilidade, maturidade.
Ex: Campanhas do Governo ou políticas, Anúncios de Instituições Financeiras, Campanhas de conscientização da população, anúncios de quaisquer produtos voltados a um público adulto ou de melhor poder aquisitivo.
Continuando nossa dissertação sobre este assunto, não poderíamos deixar de falar, da Voz que eu considero mais adequada para locução de textos jornalísticos. O tom médio, em minha opinião é o mais apropriado, devido a necessidade de se falar para ser bem entendido. A voz grave é sempre muito bem aceita, mas devido a sua baixa freqüência, perde para a voz no tom médio, que é em minha opinião, a voz mais adequada. Tomo como exemplo Sérgio Chaplin, que considero o melhor locutor de textos jornalísticos. Ele é de fato impecável. Você não acha?
Repare na dicção, na imparcialidade, na credibilidade que ele passa ao ler uma notícia, ou a narrar um texto do Globo Repórter.

DICAS PARA UM LOCUTOR DE RÁDIO

O locutor de rádio deve ter segurança do que fala, uma vez que rádio se faz ao vivo. Procure estar sempre bem informado. Leia os jornais do dia, ouça bastante rádio, procure se informar do assunto que está em evidência na mídia, conheça a pronúncia de nomes de personagens estrangeiros em destaque, aprenda a ler e pronunciar bem o inglês e o espanhol.
Ao fazer sua locução no rádio, fale como se fosse para uma pessoa. Use o pronome você, ex: você ouviu, Imagine com Paulo Ricardo, você confere agora as melhores da semana, etc... Seja sempre simpático, abra um sorriso ao falar, as pessoas que estão te ouvindo serão contagiadas pela sua alegria. Saiba cativar a audiência.
A grande maioria das rádios tem sua programação voltada para gente comum o (povão), as pessoas de diferentes gostos. Estas emissoras fazem uma programação bastante eclética, buscando agradar a todos, ou pelo menos a grande maioria. O locutor tem que ser imparcial. Nunca deixe seu gosto pessoal, ser notado ao anunciar ou comentar sobre uma música. Faça tudo sempre com o mesmo entusiasmo, e, por favor, fale somente o necessário.
Enriqueça seu programa usando bem as vinhetas de passagem, os jingles, efeitos sonoros etc.. Nunca fale encima do início da letra da música. O máximo que você pode fazer é usar a introdução da música para falar algo rápido, sem atropelar a cabeça da música. Não deixe buracos entre uma música e outra, seja dinâmico, prenda a audiência, faça rádio para as pessoas, não para você. O seu gosto pessoal não pode interferir no seu trabalho, goste de todas as músicas, torça por todos os times, mas acima de tudo fale com naturalidade, não imposte a voz. Ao falar seja você mesmo, fale... Não cante você não é a atração principal da rádio, as pessoas ouvem rádio, para ouvirem músicas, notícias, etc.
Se você estiver trabalhando em uma rádio de programação segmentada, como rádios que só tocam músicas gospel, pagodes, rock, clássicos, etc. Incorpore o estilo de cada rádio, o locutor deve ser um mutante, e se moldar de acordo com o ambiente.
Ouça bastantes rádios de diversos estilos. Absorva o que for bom o que for ruim descarte. Não imite nunca ninguém, principalmente na voz, conquiste seu espaço, seja você mesmo. Ao ler uma notícia, cuidado com o tom. Não vá ler sorrindo uma notícia trágica, ou vice-versa. Tome ciência do conteúdo da nota antes de ler no ar. Ao ler um texto, não de impressão de leitura.
Acredite no que está lendo, procure ser convincente. Conheça a programação musical, os comerciais e as promoções antes de assumir o horário confiram o perfeito funcionamento do equipamento.
O microfone é o amigo inseparável do locutor, mas pode se tornar um inimigo, se você não desligá-lo nos intervalos entre as músicas, nunca vire folhas próximo ao microfone, evite tomadas de ar longas e sonoras, respire como locutor não como um velho ofegante e asmático, a boca não pode emitir outros sons ou ruídos estranhos, como estalar de língua, lábios, pigarrear, tossir, etc...
Mantenha a distância correta do microfone. Com a evolução da tecnologia, eles se tornaram altamente eficientes e capazes de detectar os menores ruídos. Por isso você não precisa beijar o microfone para falar. Geralmente um palmo de distância é o mais indicado para rádios. É claro que existem microfones mais sensíveis, em que às vezes observa-se até um metro de distância. Geralmente são usados em estúdios de dublagem e comerciais. Falar colado ao microfone provocara a saturação do áudio, e com isso os famigerados pufes, que são pancadas provocadas por fonemas formados pelas letras p, b e vogais, ex: pipa, povo, bola, etc.
Se você pretende ser locutor de FM, terá de operar todo o equipamento, inclusive ajustar o microfone (altura e distância) adequado para você. No caso das rádios AM, preste muita atenção ao operador, que fará sinais durante a programação.
O entrosamento deve ser perfeito entre o locutor e o operador. Em estúdios para gravações de textos, spots, narrações, etc., posicionem-se à frente do microfone, não mecha no microfone sem pedir autorização ao operador ou editor que irá gravar você. Pode acontecer que haja uma indisposição do operador, tendo em vista que ele está ali para fazer isto. Ajustar todo o equipamento é dever dele, e devemos respeitar. Aqui no Brasil nunca tive problemas, mas nos Estados Unidos isto dá à maior tetra, pois lá são enjoados e altamente profissionais.

EXPRESSÕES QUE PODEM SER USADAS EM RÁDIO:

• A VEZ DE.... (NOME DO CANTOR)
• A HORA DE... (NOME DO CANTOR)
• VAI DESCOLA... ( VAI GANHAR, VAI FATURAR)
• TÁ VALENDO...
• VOLTAMOS COM. (NOME DO PROGRAMA)
• VAMOS JUNTOS ATÉ ÀS... (HORAS)
• SEGUINDO COM... (NOME DO PROGRAMA)
• MANDANDO VER...
• TOQUEI PRA VOCE... (NOME DA MÚSICA)
• OUVIMOS (NOME DA MÚSICA)
• VOCE CONFERE AQUI...
• OUVIMOS... (NOME DA MÚSICA), ANTES... (NOME DA MÚSICA) E A PRIMEIRA FOI...
• HORA CERTA...
• CONFERINDO À HORA CERTA...
• NA SEQUÊNCIA...
• SEGUE POR AQUI... (NOME DO PROGRAMA)
• OK, DE VOLTA COM (NOME DO PROGRAMA)
• MUITO BEM, VOCE ESTÁ LIGADO AQUI EM 90,9, EU SOU FULANO DE TAL E TE FAÇO COMPANHIA ATÉ ÀS... HS.
• CHEGANDO POR AQUI... (NOME DO CANTOR)
GÍRIAS PARA PROGRAMAS JOVENS
• A VERA - DE VERDADE
• AMASSO - ABRAÇO FORTE
• AGITANDO
• AMASSO - ABRAÇO FORTE
• ANIMAL - ALGO LEGAL
• ARREPIANDO - FAZENDO BEM FEITO
• BABADO – FOFOCA
• BARANGA - MULHER FEIA
• BARRACO _ CONFUSÃO
• BATER UM FIO – TELEFONAR
• BATER UM LERO - CONVERSAR SÉRIO
• BOTAR PILHA - INCENTIVAR OU ZOAR ALGUEM
• BUFUNFA - CASCALHO – DINHEIRO
• BULHUFAS – NADA
• CAFOFO - FIM DO MUNDO
• CAIU A FICHA – ENTENDEU
• CAÔ – MENTIRA
• CAVERNOSO – HORROROSO
• CHEGAR JUNTO - TOMAR A INICIATIVA NUMA PAQUERA OU COOPERAR COM ALGUMA PESSOA
• CHUTAR O PAU DA BARRACA - ARMAR ESCÂNDALO.
• DAR UM GIRO _ DAR UMA VOLTA
• DAR UM TARRACOS - DAR UNS AMASSOS
• DEU BRANCO – ESQUECEU
• DESCOLAR - CONSEGUIR ALGO GANHAR ALGO
• DESCOLADO - ALGO LEGAL, MANERO
• DRAGONETE - MENINA FEIA
• ENCAFIFAR - FICAR INTRIGADO
• ENCURTAR CONVERSA – RESUMIR
• FICHINHA - ALGO FÁCIL
• FIM DE FEIRA - GAROTO FEIO OU GAROTA FEIA
• GOIABA - INDIVÍDUO CHATO OU IDIOTA.
• IR FUNDO – CONTINUAR
• LANCE – SITUAÇÃO
• MAIOR AGITO
• MARESIA- BAIXO ASTRAL
• MUVUCA - FESTA DE ÚLTIMA NA HORA.
• NA BIELA - SOZINHA SEM NAMORADA
• NA PINDAÍBA - SEM DINHEIRO, NA PIOR
• NO JEJUM - SEM NAMORO
• PAGAR MICO - DAR VEXAME
• PAPO DE ELEFANTE - CONVERSA CHATA
• PASSAR BATIDO
• PEGAR LEVE - IR COM CALMA, ALIVIAR
• PUXAR O BONDE - IR EMBORA
• QUEIMAR O FILME - ESTRAGAR ALGO
• RALADO - DIFÍCIL EX: DINHEIRINHO RALADO...
• ROUBADA - ALGO RUIM QUE ACONTECE INESPERADAMENTE.
• SE LENHAR - SE DAR MAL
• SEGURAR A BARRA - CUIDAR DA SITUAÇÃO
• SINISTRO - INDIVÍDUO DIFERENTE DO GRUPO OU ALEMÃO.
• TRAVAR OS CANECOS - FICAR BÊBADO
• TUDO EM CIMA?
• TUDO EM RIBA?
• UALÁ – FALA
• VARRER SALÃO - CHEGAR ANTES DE A FESTA COMEÇAR.
• ZUERA OU ZUADA - BARULHO BAGUNÇA.

DICAS DE ORATÓRIA

1) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação,mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
3) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.
4) Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.
5) No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal.
6) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
7) Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática.
8) Antes de fazer sua apresentação, reúna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público.
9) Se der o branco, não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso.
10) Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe.

COMO SE COMPORTAR NUMA ENTREVISTA OU NUM DEBATE DE TELEVISÃO

1) Treine, treine, treine. Simule a entrevista com a ajuda de um amigo e uma câmera de vídeo. Veja os resultados e corrija as falhas. É um bom caminho para evitar o nervosismo.
2) Escolha a roupa certa. Prefira peças de cores lisas, nos tons azul, vinho, bege ou cinza - uma escolha que deve variar conforme o cenário do estúdio (tente descobrir isso com antecedência). Esqueça as cores berrantes e as meias curtas, que deixam aparecer a perna. Também é bom evitar acessórios brilhantes e barulhentos, que desviam a atenção do telespectador.
3) Saiba antes se é uma entrevista só com você ou um debate, o horário, se é ao vivo e qual o estilo do entrevistador. No dia D, não se atrase: cheguem 20 ou 30 minutos antes de começar. Tome um cafezinho, converse, sinta o ambiente. Fazendo assim, os riscos de fazer feio diminuem bastante.
4) Cumprimente o entrevistador com um simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Nada de "é um prazer estar no seu programa", "olá, telespectadores" e coisas do gênero.
5) Comece a responder à pergunta olhando para o entrevistador, mas depois volte-se para a câmera. De vez em quando, olhe de novo para ele. O ideal é olhar de 80% a 90% do tempo para a câmera. Se o programa focalizar vocês dois o tempo todo (normalmente o estúdio tem uma TV que mostra o que está indo ao ar), faça exatamente o contrário, olhando mais para o entrevistador.
6) Posicione-se na cadeira sem rigidez, mas com elegância. Coloque os dois pés no chão ou cruze as pernas. Mantenha a cabeça levantada, mas sem exageros, para não projetar uma imagem arrogante. Não faça gestos exagerados nem fique balançando as pernas ou se mexendo de um lado para outro na cadeira giratória.
7) Faça a expressão facial trabalhar a seu favor. Carrancas servem para enfeitar a proa dos barcos e espantar os maus espíritos. Na TV, um semblante fechado serve para afugentar o público. A fisionomia tem de estar relaxada, com um ar natural e descontraída.
8) Fale pausadamente e pronuncie bem as palavras. Evite o "aaan... aaan" de uma frase para outra e, ao final de cada uma, aqueles irritantes "NE?", "ta?" ou "ta entendendo?" Para não dar branco, pense mais na linha de raciocínio, sem se preocupar demais com a construção das frases.
9) Não se mostre irritado com perguntas ou ataques. Continue falando de maneira firme, mas sem perder a calma. Se não quiser discorrer sobre algum assunto específico, deixe isso claro antes de aceitar o convite.
10) Prepare-se para encerrar. Quando a entrevista estiver no fim, relacione as informações mais importantes que você quer transmitir e encontre uma maneira de comunicá-las da forma mais objetiva possível. Tenha cuidado para não falar demais e acabar perdendo o foco da resposta.

DICAS PARA FALAR MELHOR

1) Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.
2) Pronuncie bem as palavras - sem exagero.
3) Fale com boa intensidade - nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente.
4) Fale com boa velocidade - nem rápido nem lento demais.
5) Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.
6) Tenha um vocabulário adequado ao público.
7) Cuide da gramática, pois um erro nessa área poderá comprometer a apresentação.
8) Tenha postura física correta.
9) Dê à sua fala início, meio e fim.
10) Fale com emoção - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.

COMO APRESENTAR UM PROJETO E MANTER A PLATEIA LIGADA.

1) Se você fala rápido demais, repita as mensagens mais importantes usando outras palavras. Quem não entendeu da primeira vez entenderá da segunda. Fala-se devagar, não desvie o olhar da platéia nos instantes de pausas mais prolongadas. Após o intervalo, volte a falar com mais ênfase.
2) Cuidado com os grunhidos "NE", e "TA". Além de horríveis, demonstram insegurança.
3) Conheça o interlocutor. Se o grupo estiver familiarizado com o tema, não simplifique as informações.
4) Nunca, jamais, em hipótese alguma decore a palestra. Faça um roteiro: conte o problema, apresente a solução e, por fim, demonstre sua esperança no apoio dos diretores ao projeto.
5) Nada de tecnofobia. Mostre quanto você está antenado com as tecnologias e vá direto ao computador. Com o sistema data show, você dá um clique cada vez que quer mudar a página. E se o computador pifar? Leve umas cartolinas com as principais informações da palestra. "Você vai mostrar que está sempre pronto para enfrentar o pior", diz Pólipo.
6) Cuidado com a postura. Não fale com as mãos nas costas, mantenha o paletó abotoado e olhe para todas as pessoas da platéia alternadamente. Há dois erros que as pessoas costumam cometer numa apresentação: falta de gestos ou excesso de gestos. Use-os, mas com moderação.
7) Evite as piadas. O risco de ninguém achar graça é grande e aí, meu chapa, vai ser difícil segurar a apresentação numa boa. Deixe a piada para o final, se for o caso.
8) Corrija problemas de dicção com dois exercícios bem simples. Morda o dedo indicador e leia em voz alta o mais claro possível. Dois minutos por dia bastam. Outro: leia poesias em voz alta. Esse é o mais eficiente dos dois, segundo Pólipo. Além de melhorar a dicção, pode ser muito romântico.

O QUE É A VOZ?

A VOZ É o espelho da alma, diz da sua identidade tanto quanto a sua impressão digital. Varia com a idade, sexo, saúde, emoção, intenção, profissão e personalidade. Ela é produzida nas pregas ou cordas vocais pela PASSAGEM DO AR que vem dos pulmões. A partir de então, passa pelas cavidades oral e nasal e pela faringe, que funcionam como ALTO-FALANTES naturais.
Você certamente já atendeu um telefonema e se surpreendeu com uma voz muito agradável. Também já se deparou com pessoas de vozes ásperas, roucas e de difícil emissão. Quem já teve um problema de voz sabe o quanto ela é importante.
O FONOAUDIÓLOGO ATUA não só na PREVENÇÃO dos distúrbios de voz como também no seu tratamento. Ele também é responsável pelo APERFEIÇOAMENTO da voz de profissionais como cantores, professores, atores, locutores, advogados e telefonistas. Em casos mais graves, como o de câncer de laringe, paralisia de cordas vocais e outros distúrbios neurológicos que afetam a voz, o fonoaudiólogo atua no RESTABELECIMENTO da comunicação da melhor maneira possível.
O mais importante é detectar um problema vocal rapidamente. Se você utiliza a voz profissionalmente, é aconselhável que busque ORIENTAÇÃO para uma boa colocação vocal e aprenda a prevenir os distúrbios resultantes do desgaste do dia-a-dia. Se você não é um profissional da voz, ainda assim fique atento a ela, principalmente à rouquidão persistente por mais de 15 dias.

LOCUÇÃO

O dicionário define locução como "o modo especial de falar, linguagem. Maneira de dizer, dicção. Reunião de palavras equivalentes a uma só". (FERREIRA, A. B. H. - 1980).
No telejornalismo a locução é sempre uma primeira vez, o ritmo acelerado da TV não permite o treino, exige-se domínio da voz, credibilidade, experiência jornalística e raciocínio rápido. "O texto deverá sempre estar casado com a imagem, através de vocabulário simples, coloquial, sem uso de pose ou linguagem intelectualizada, como se estivesse conversando com o telespectador e empenhando-se ao máximo para ser entendido". (GLOBO, M. T. - 1985).
O tele jornalista não deve apresentar-se como um modelo de indivíduo que não existe no dia a dia, inatingível, mas como uma pessoa comum, capaz de ler, sentir e dizer como qualquer outro indivíduo da sociedade que faz parte. Por outro lado não deve utilizar palavras que agridam à língua pois o uso e divulgação da nossa língua portuguesa corretamente também é função do tele jornalista. Deverá adaptar a locução às características da linguagem televisiva. A credibilidade da notícia está no equilíbrio entre o domínio da técnica e da expressão emocional das notícias. As palavras podem levar a notícia para qualquer telespectador, mas é a voz que expõe a emoção verdadeira do texto fazendo com que o locutor transmita credibilidade na tela. O público busca, anseia por naturalidade e espontaneidade. A voz expressa a emoção das palavras contidas no texto, atuando assim como importante componente da linguagem de TV.
"Só um roteiro perfeito, técnica e jornalisticamente, poderá propiciar ao talento, todo aquele que aparece diante das câmeras, uma locução firme e segura, o que resultará num produto final de alta qualidade." TEODORO, G. ( 1980).
No Brasil, há poucas escolas para locutores e nos cursos de jornalismo o aluno é preparado somente para escrever, como se não existisse a TV. A maioria dos locutores trabalham a sua própria voz por autodidatismo, ou através de cursos de canto ou mesmo imitando a voz do profissional que admiram e que destaca-se no vídeo.
Como o jornalista atua em diversas funções, com locuções diferenciadas na TV e na maioria das vezes não é o autor do texto, não tem acesso anterior à este, é natural que os poucos que possuem experiência e empenho diário possam atingir um resultado melhor que os iniciantes, destacando-se entre os demais.
TEODORO, G. (1980) e BEUTENMULLER, (1981) após vários anos de experiência com locutores de TV orientam que o " locutor de notícias deve realizar uma descrição com emoção, utilizando uma qualidade vocal aguda por esta ser mais audível e portanto prender mais a atenção do ouvinte. Deverá empenhar-se para que a notícia brilhe. Deverá ter sensibilidade para distinguir aquelas diferenças que constituem nuances e que podem marcar uma notícia de forma criativa. O que distinguirá o bom locutor de outro apenas regular pode ser a sutileza empregada na veiculação da notícia em seu tom de voz e com jogo fisionômico próprio. O locutor esportivo limita-se a nomear ou vez por outra comentar um lance na disputa, é responsável pela criação de inúmeros neologismos, no afã de fugir à repetição tediosa dos mesmos termos.
O Narrador exige voz grave, pausada e bem jogada ao microfone para não ferir ou macular o texto. Pede a adoção de um estilo que é determinado pela matéria que se vai traçar. Pode ter uma mobilidade fisionômica maior e um jogo de inflexões mais colorido, sem exageros.
No repórter é de se esperar que seja transmitida uma certa emoção, mais quente, mais solidária. A reportagem é menos formal do que a de estúdio, concede uma escolha mais ampla de posturas, tanto corporais como vocais. A locução é mais livre. O ritmo da narrativa vai depender dos acontecimentos sobre os quais se está falando. Ao entrevistador compete perguntar, argüir, procurando arrancar do entrevistado a resposta que o telespectador quer ouvir. Tem que possuir uma técnica de abordagem e comunicação com o entrevistado que poderíamos denominar empatia.
No comentarista a forma de locução pode ceder lugar à exatidão da interpretação. Não se trata mais da comunicação da notícia, mas da análise da sua significação".
Percebe-se, nos pesquisadores jornalísticos, a necessidade de uma locução criativa ,espontânea e com emoção. Apesar da solicitação de espontaneidade e emoção, há uma fixação ao texto impedindo assim que o locutor manifeste criatividade. Criatividade e espontaneidade estão interligadas. Nos textos sobre TV, não há orientação em como ser espontâneo e criativo sem fugir ao texto e sem modificar seu sentido.
Sobre locução BEUTENMULLER, Mª. G. (1981) afirma que "a locução de um texto desconhecido sempre cria dificuldades de articulação, expressões fisionômicas que denotam essa ignorância e que o telespectador sente, ainda que inconscientemente. Falar também é criar imagens com as palavras, com frases que compõem um quadro, descrito pelo locutor através da correta modulação da sua voz, sem exageros. A boa dicção, a boa pronúncia, a fala perfeitamente articulada são resultados da educação constante do homem em seu esforço para tornar mais belo o Universo, pois a palavra cria também imagens, sons, cores e movimentos impostos pela inteligência criativa e superior do homem". Na era da informática, da globalização e do treino da democracia não se aceita mais uma locução que esteja distanciada do simples, do íntimo e principalmente do espontâneo e criativo. A TV oferece, neste momento, várias oportunidades de locuções mais diferenciadas, porque a sociedade atual exige transparência, simplicidade, emoção, rejeitando a velha locução rebuscada e mecânica.
O estilo da nova era é simplesmente ser natural, espontânea e criativo, mesmo estando num veículo tão acelerado como é a TV.

LINGUAGEM DE TELEVISÃO

Por muitos anos o Brasil conviveu com uma política governamental sócio-econômica que desestimulou a comunicação oral coletiva, principalmente no veículo televisivo. Hoje, com o treino da democracia exige-se disseminação da informação pela veiculação da notícia em TV . A TV é o maior veículo de comunicação de massa pelo seu poder de chegar a todos os lares, de todas as classes sociais e de todas as regiões do país prestando como serviço básico "entretenimento, informação, formação serviço e comunicação publicitária, esta última constituindo geralmente a base econômica de sustentação das quatro primeiras" ( Revista Briefing, 1980)".
A TV interage com os milhões de telespectadores do país, incluindo os analfabetos, por esse motivo a função básica deste veículo é jornalística e também social. Por ser um veículo de comunicação de massa recente, com características individuais, a TV precisa ser melhor entendida para que só assim possa ser melhor utilizada pelo fonoaudiólogo.
MACIEL, P. (1985), relata que "as características próprias da TV apontam para uma comunicação massiva, intimista, dispersiva e seletiva". O contato com os milhões de telespectadores leva o locutor de TV a fazer uso de extremo cuidado na sua comunicação oral, como se estivesse comunicando-se a cada um e somente um dos telespectadores. Nos gestos, expressão facial, qualidade vocal, linguagem coloquial, leitura de texto claro, objetivo, de fácil entendimento, simples (simples como a maioria dos brasileiros), a TV oferece informações que devem estar relacionadas ao real interesse do telespectador. Com estes parâmetros de comunicação o telespectador será envolvido emocionalmente pela intimidade da comunicação ao receber a notícia com exclusividade.
Ao receber em seu lar uma locução individualizada, exclusiva,contextualizada, o ouvinte interage confortavelmente, naturalmente, com a informação. Buscar a atenção, visual, auditiva, cognitiva e emocional do telespectador, que é dividida entre as várias atividades do seu dia, exige que a TV ofereça ininterruptamente o uso de vinhetas, convocações sonoras, música para anunciar manchetes dos telejornais. Todos esses recursos são utilizados para que o telespectador fixe-se na telinha mas por essa Característica dispersiva é quase impossível aprofundar-se na informação apresentada. Pesquisas americanas afirmam que "os primeiros dez segundos definem o interesse ou não do telespectador pela notícia" o que obriga o locutor a buscar o equilíbrio entre a informação e a emoção para conquistar o envolvimento do telespectador, pela sedução.
A TV dispõe de pouco tempo para veicular a notícia, selecionando assim aquelas, que o jornalista percebe como de real interesse do telespectador. "Uma notícia tem em média um minuto de duração, uma entrevista dentro da reportagem geralmente não ultrapassa vinte segundos". O tempo na TV é muito limitado e deve ser bem utilizado pelo locutor. A meta a ser atingida pela locução em TV é fazer-se entender, na busca incessante da linguagem adequada a linguagem do ouvinte. O objetivo do telejornal é informar de uma maneira que valorize a notícia e estimule um maior interesse no espetáculo televisivo, em um curto período de tempo.
A locução deve assemelhar-se a uma conversa com um amigo íntimo informando-lhe sobre as notícias do dia. Esta necessidade de informação precisa não é recente nos grupos sociais quando lembramos que desde a pré-história, passando pelas tribos e chegando ao homem de celular, fax e Internet, sempre buscou-se a notícia através da comunicação com o outro.
Refletindo sobre a participação espontânea e criativa do homem com a máquina comunicativa hoje, qualquer indivíduo pode participar da comunicação de massa, seja enquanto profissional de TV, seja por prestação de serviços a TV ou mesmo através do registro de cenas ocasionais, com equipamentos amador-portáteis. Este material amador poderá ser aproveitado, no vídeo oficial, com a veiculação da notícia em rede local, regional, nacional e muitas vezes internacional. BERGER, R. ( 1979), cria os neologismos "Macro TV, Meso TV e Micro TV". Quanto aos sistemas de comunicação em TV podemos encontrar o "signo" e o "clichê".
No signo o telespectador não faz contato com a mensagem televisiva, prefere proteger-se das emoções, já no clichê ele se emociona, sofre, relaciona-se com a mensagem sentido-se elemento integrante, fazendo parte da mensagem. No clichê há uma liberação da emoção e no signo há uma couraça protetora das emoções. Esses dois sistemas de comunicação em TV passa a ter o poder de seduzir o ouvinte. FILHO, C. M. (1988), comenta que "signo e clichê são dois sistemas básicos de comunicação e que a TV trabalha passando para a sua linguagem os fatos da realidade que pretende transmitir".
Na relação com a imagem a TV estabelece uma relação extensiva, ou seja, o tempo em TV é muito reduzido para pretender-se parar numa determinada cena, pois todas elas movem-se muito rápido; a troca de planos e imagens é ultra acelerada. Não é objetivo da TV fixar-se em detalhes pois a comunicação deve seguir o ritmo acelerado. PGNATARI, B. (1984), propõe uma análise social da cultura de massa: "A TV tende à síntese, a palavra escrita à análise; é da transa entre ambos que vai nascer a nova cultura de massa. A história atual não está apenas nos livros, documentos e monumentos, como não está apenas nos documentários e noticiosos da TV. Ela está nas pedras, nas pessoas, nos bichos e nas plantas, no ar e na água, nas línguas, gestos e costumes, na paisagem e no SNC e em todos os signos que o homem produziu. Por isso ela está também nas novelas e no Chacrinha, no Sílvio Santos e nos Trapalhões, transmissões de futebol, comerciais, especiais, musicais, Jô Soares, nas cenas dos próximos capítulos e até mesmo em programas da TV Cultura".
A cultura de massa também é expressa pelo padrão vocal escolhido na classe de locutores. Esta pertence a um determinado contexto profissional, numa determinada comunidade, num determinado veículo de comunicação, numa determinada região, numa determinada época, para uma determinada estrutura corporal e pertinente a um contexto sócio-político. O padrão vocal apresenta variações contínuas entre os diversos grupos nas diversas faixas etária e de acordo com o papel social escolhido para a complementação da comunicação no grupo em que está inserido.


ARTE DE FALAR, LOCUÇAO PARA RADIO

Todos sem exceção que trabalham ou já tiveram o privilégio de fazer rádio, sabem que o amor pelo rádio é regra na profissão.
Grande parte dos profissionais de rádio, aprenderam seu ofício na prática do dia a dia . Adquirindo conhecimentos, experiências, técnicas, que são passadas pelos mais experientes, os mais antigos na profissão. Talvez seja este o motivo de ser tão escassa a quantidade de publicações sobre rádio. Principalmente os manuais, estes são raros no Brasil.

AS CORES DO RÁDIO.

O rádio é um meio de comunicação puramente auditivo. É o que chamamos de meio cego. No entanto o rádio possui o poder de incitar a imaginação, de tal forma que, logo que o ouvinte ouve a voz do locutor, forma em sua mente a imagem de quem está falando.
Na TV, as imagens que vemos estão confinadas nas polegadas de sua tela. No rádio, as imagens que são criadas pela imaginação do ouvinte, não tem limites. Suas dimensões, cores, sabores, aparências, dependem da imaginação de cada ouvinte, e do poder interpretativo do locutor.
A grande diferença entre as imagens criadas pelo rádio, e as imagens exibidas na TV, é que o telespectador assiste as imagens que saem da televisão. No rádio as imagens brotam de dentro do ouvinte. No caso do walkman, as cenas acontecem literalmente dentro da cabeça do ouvinte.


ABERTURA DE UM PROGRAMA

Começar bem o dia, levantar com o pé direito, chegar para uma entrevista e causar uma boa discurso, ele terá que a atenção do público logo de início.
Caprichar na abertura impressão logo de cara. Tudo o que construímos tudo o que realizamos com caprichar na introdução. O teor das primeiras palavras e de vital importância para ganhar sucesso, tudo de melhor que conquistamos, depende essencialmente de um bom começo, de uma boa base. Para que um bom orador realize com êxito seu do programa,é regra entre os bons locutores e é fator primordial para ganhar a audiência logo de começo. Realizar com sucesso a abertura de um programa proporcionará ao locutor um estado de satisfação, gerando tranqüilidade e segurança, durante todo o decorrer do programa.

CONSTRUINDO UMA BOA ABERTURA

Um bom locutor é acima de tudo um bom comunicador. Comunicar é transmitir mensagens através de diversas linguagens. Comunicamos-nos por gestos, pela escrita, com sinais, mas principalmente através da fala que é de longe o meio de comunicação mais eficiente e mais utilizado pelo homem. A informação que será passada através da mensagem, ou seja, o conteúdo da mensagem é fator vital para uma bem sucedida abertura.


A MENSAGEM DA ABERTURA

O que dizer na abertura do programa?

Somente o necessário, mas o suficiente para transmitir sua mensagem, realizando uma boa comunicação e com isso uma perfeita abertura.

Separei por tópicos a mensagem que comporá nossa abertura.

1. Saudação incluindo a hora e data
2. nome da rádio e a sintonia.
3. nome do programa, conteúdo do programa.
4. Seu nome (locutor)
5. Convite a participar por telefone ou email, etc...
6. Anuncia a primeira música.


EX: Muito boa noite... Hoje 29 de novembro agora são oito horas e dez minutos, Está é a rádio SENAC em 98,7... está entrando no ar mais um SENAC ESTILO, músicas de bom gosto para pessoas de bom gosto como você. Eu sou Pedro Aguiar e estaremos juntos até a meia noite, até lá você pode ligar e participar pelos 25825519...E começamos com boa música... TEARS IN HEAVEN (ERIC CLAPTON)

EVITE AO MASSIMO DESVIAR DO ASSUNTO PRINCIPAL

LEITURA
Leitura, leitura, leitura, todos os dias, em todo o tempo livre. Durante a leitura separe, pelo menos, 15 minutos para fazê-la em voz alta. Diversifique bastante, leia jornais, poesias, textos publicitários, narrativas, historinhas de crianças etc.
Não leia apenas para praticar dicção e respiração, leia para adquirir cultura, estar atualizado, bem informado. A leitura enriquece o vocabulário e a prática da leitura diária é essencial na formação de um profissional de comunicação.

POSTURA – De acordo com Hermeto Pascoal, um dos músicos brasileiros mais respeitados, nosso corpo é o instrumento musical mais completo do mundo. Quando falamos, fazemos uso deste instrumento que, como qualquer outro, deve estar bem afinado e em perfeitas condições de uso.
Um mal estar, uma doença, distúrbios nervosos, problemas emocionais, ou dor em qualquer parte do seu corpo, ira comprometer sensivelmente a produção da fala.
Nossa voz sofre modificações provenientes, a maioria das vezes, do nosso estado emocional. Por isso, é de vital importância relaxar. Liberar-se de tensões então, desta maneira, produziremos uma boa locução. O controle das emoções pode influenciar mais do que qualquer outra coisa na produção da fala, é impossível realizar de modo eficaz uma locução, sem que haja controle emocional.
O nervosismo acarreta em tensão muscular que comprometerá diretamente o aparelho respiratório e articulações, língua, músculos da face, maxilar, pescoço, laringe.
É claro que é impossível não ficar nervosomas o esforço gerado pela preocupação em fazer da melhor maneira possível a locução ocasionará com certeza em alterações na voz.

Que técnicas devo empregar para vender um texto durante a locução?
Quando um locutor lê um texto se torna um vendedor das idéias que estão ali nas linhas e entrelinhas, em cada palavra, em cada vírgula, em cada ponto. Idéias que exprimem sentimentos, experiências, anseios, expectativas do autor. Idéias que devem ser traduzidas e interpretadas da melhor maneira possível pelo locutor.

Reconhecer palavras de DESTAQUE.
Certifique-se das palavras que deverão receber maior destaque durante sua locução, então, faça sua locução baseando-se nestas palavras de sentido relevante. Recomenda-se sublinhar estas palavras, este recurso é muito habitual entre os locutores,a partir daí, você poderá organizar melhor suas idéias e efetuar sua locução consolidada neste projeto. Utilizando está técnica, seu estilo será menos tenso e conseguirá produzir uma locução que passará credibilidade e despertará o interesse do ouvinte.

Áreas de ressonância - São praticamente caixas acústicas em nosso corpo. Nelas os sons de nossa fala se amplificam. São regiões caracteristicamente ocas. As áreas de ressonância mais requeridas durante a fala são : pulmões (sons graves) e cabeça (sons agudos e médios). A região nasal evidencia os sons médios e metálicos de nossa voz. Normalmente é confortável falar utilizando esta área de ressonância, entretanto, se usarmos excessivamente a região nasal em nossa fala, nosso timbre fica desagradável e com certeza não é este nosso objetivo, muito pelo contrário, ser locutor é essencialmente ser agradável no falar. Em contrapartida, os sons metálicos produzidos pela região nasal, são bem mais audíveis que os sons graves que ressoam nos pulmões. Por essa razão, para textos jornalísticos ou narrativos a voz metálica e em tom médio é mais adequada.
Além dos pulmões e cabeça todo o nosso aparelho respiratório também atua como área de ressonância ( laringe, traquéia, e toda a face) .

INPOSTAÇÃO VOCAL
A voz determina a própria personalidade de quem fala. Quando estamos tristes, alegres, apressados, seguros, etc..., a primeira identificação deste comportamento é transmitida pela voz. Por que será que a voz reflete com tanta nitidez o que se passa no interior das pessoas? Desde o nosso aparecimento na terra até os dias atuais, adaptamos certas partes do nosso aparelho digestivo e certas partes do nosso aparelho respiratório para a fabricação da fala e construímos, assim, o nosso aparelho fonador. Nota-se, entretanto, que o aparelho fonador – embora exista para a fabricação da fala – é uma adaptação do nosso organismo, e qualquer problema de ordem física ou emocional será imediatamente revelado através da voz.
É exatamente ai que o locutor deve trabalhar uma correta impostação vocal. Ela deve ser efetivada para um maior envolvimento com o ouvinte. Na verdade chega a ser um aspecto subjetivo na locução. Em princípio, um ouvinte “comum” não desliga o rádio simplesmente porque “não gostou” de sua impostação. Uma má impostação não o envolve e ele, inconscientemente, acaba desligando o rádio ou mudando de estação.
Para trabalharmos uma correta impostação é preciso – antes de qualquer coisa – entendermos o correto conceito de impostação de voz para o rádio atual. A idéia de “mudar a voz”, ainda muito comum ao teatro (em função dos personagens), não é mais interessante para veículo rádio. Tempos atrás, só as “ grande vozes” trabalhavam no rádio. O que se faz hoje em relação à impostação é a correta colocação da voz ao microfone sem, necessariamente, “mudar a voz”. Mais importante que uma bela voz é comunicação.
Uma boa impostação vocal está intimamente ligada à pratica diária de locução e a uma certa doze de sensibilidade por parte do locutor. Pode-se, entretanto, valorizar certos aspectos da fala para aproximar-se de uma “impostação ideal”.

A VELOCIDADE DAFALA
É fundamental para se efetivar uma boa impostação. Cada individuo tem um ritmo próprio, e isso tem de ser respeitado. Agora, se você está com as vogais bem colocadas, o risco da sua mensagem não ser entendida é bem menor. Cuidado para não ser nem muito lento nem muito rápido. Você pode ser lento o suficiente para ser entendido sem ser “para baixo”. Uma outra dica: tente pronunciar bem as vogais finais de cada palavra.

O PIQUI
Felizmente quem está começando no rádio erra mais por excessos do que por desconhecimento técnico. Principiantes costumam confundir o que os radialistas chamam de pique por um “ritmo muito corrido”, às vezes se aproximando do grito. Tenha calma. Usando uma correta impostação vocal você poderá ser alegre, energético – sem exagerar no pique. O excesso de pique compromete não só sua locução como a comunicação, como um todo. Hoje, pode-se entender o termo “pique” como “rica inflexão vocal”.

PONTUAÇÃO GRAMATICAL X PONTUAÇÃO ESPRESSIVA
Rádio é, antes de tudo, som. É onde se dá a valorização da oralidade. A pontuação gramatical existe no texto escrito. Mas quando falamos a pontuação que “aparece” é a expressiva (ver textos informativos da rádio). Os sinais do ponto (.), virgula (,), dois pontos (:), e ponto e virgula (;), entre outros, surgiram para tentar “traduzir” pontuações expressivas. Esta pontuação é usada, também, para a respiração do locutor. É uma pequena pausa que ajuda no entendimento do que está sendo dito. Procure definir, antecipadamente, onde será feita a pontuação expressiva. Para tanto leia sempre o texto antes de ir ao ar. É importante que o locutor saiba o que está lendo.

TRABALHO DE VOZ
Outra parte de extrema importância no rádio é o trabalho de voz. Ao contrário do que se possa imaginar, este exercício sistemático não consiste em “mudar” a voz do locutor. Tenta-se neutralizar excessos regionais, aproximando-se do que chamamos de “nacionalização da locução”. De uma forma meio involuntária, o rádio institucionalizou um modo de se falar ao microfone, neutralizando os sotaques de cada região. Genericamente, há pouca diferença entre, por exemplo, um locutor do Espírito Santo e um de Pernambuco, em se tratando de trabalho de voz.
Cuidado com as letras “D” e “T”.
Por exemplo: bom dia; a oficina de rádio acontecerá de 05 à 09 de maio; boa tarde;
Cuidado também para não trocar o som do “S” pelo som do “X”, algo muito comum no nordeste brasileiro.

Durante a locução a respiração deve ser feita da seguinte forma:
Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente em ambientes abertos ou frios.
Faça-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua barriga pareça encher-se de ar.
Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se inflará. Mas de forma correta, ou seja : somente no final de sua inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu pulmão.
É claro que você não vai fazer nenhum mergulho em profundidade.
Entretanto, é necessário que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada.
Toda a produção do som e todas as técnicas da fala estão baseadas na respiração, que influi na dicção , volume da voz e resistência do locutor.

Vamos praticar com um pequeno texto.
Durante sua leitura, você encontrará, frases ou períodos mais longos, que deverão ser lidos de uma só vez. ou seja: num só fôlego. Para isso você terá que controlar melhor sua respiração. A primeira coisa a fazer é estudar o texto, e identificar frases onde será necessário o emprego de maiores ou menores tomadas de ar.
Quando estava aprendendo a respirar durante a locução, aprendi uma técnica que me ajudou consideravelmente. Está técnica se baseia em marcar o texto que será lido com barras simples ou duplas. As barras simples, marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar.
Como exemplo tomaremos este texto publicitário da Golden Cross.

A VITÓRIA DE UM LIDER TRANQUILIDADE QUE A SUA VIDA MERECGOLDEN OSS PRIMEIRO LUGAR EM SAÚDE.

ARTICULANDO
Explorar da melhor maneira possível suas áreas de ressonância, é um dos segredos para manter a beleza da voz. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do torax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala.
Articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, também é algo vital para uma boa impostação da voz. Uma vez que é nas articulações da boca,(lábios, língua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri caractesísticas especiais, seja vogal ou consoante.

A - É - Ó - Sons claros e abertos. Para emissão perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com esta posição o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonância alta, e projetando-se timbrado.

Ô - Ê - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.

Ê - I - Estas duas vogais merecem atenção pois são horizontais, e para se projetarem usamos o sorriso, que os mantém vibrando no mordente até o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porém a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado.

ENCONTROS CONSONANTAIS.
Tão importantes quanto as vogais são as consoantes. Se as vogais são responsáveis por uma fala com ótima qualidade de timbre, as consoantes tornam a leitura ou a locução mais inteligíveis. Articular bem as consoantes, é imprescindível para uma boa comunicação. Para exercitar as consoantes, deve-se fazer a leitura em voz alta, exagerando ou hiperarticulando todas as sílabas.Não se preocupe com o ritmo ou velocidade de sua leitura, faça o exercício de forma bem consciente e com calma.

FRASES PARA PRATICAR COM ENCONTROS CONSONANTAIS, DE DIFÍCIL LEITURA, ACONSELHO QUE SE FAÇA A LEITURA DESTAS FRASES, MORDENDO UM LÁPIS.
1. O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa .
2. A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados
3. Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.
4. Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.
5. As pedras pretas da pedreira de Pedro pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas.
6. O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e , gritando , grimpa a grade da grota grandiosa.
7. No quarto do crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do craveiro.
8. O lavrador é livre na palavra e na lavra , mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender.
9. Fraga deflagra um drible , franco franqueia o campo , o povo se inflama e enfrenta o preclaro juri , que declara grave o problema.
10. Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama.
11. A flâmula flexível no florete do flibusteiro flutuava fluorescente na floresta de flandres.
12. Na réplica a plebe pleiteia planos de pluralidade plausíveis na plataforma do diploma plenipotenciário.
13. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblíqua.
14. A hidra, a dríade e o dragão ladrões do dromedário do druida foram apedrejados.
15. O lavrador lavrense estudou as livrilhas e as lavrascas no livro do livreiro de lavras.
16. O pingüim banhou-se na água do aquário.
17. O gato cruel cravou as garras no cangote do camundongo que comia crosta de cará na cumbuca quebrada. O cão que cochilava acordou com o conflito e correu com o gato.

Para o redator profissional existem diversas possibilidades de redigir uma redação, mas é preciso ficar atento às regras básicas para não utilizar formalismos em excesso e provocar desinteresse do receptor.
Deve-se ser eficiente e utilizar a criatividade, sempre respeitando as regras gramaticais.

ESTILO NA REDAÇÃO COMERCIAL
Redação: A redação para atingir o objetivo de comunicar bem, é necessária o domínio da técnica, criatividade, estilo e eficácia.

ESTILO NA REDAÇÃO COMERCIAL

Criatividade: Escolher o estilo certo para envolver o receptor.
Estilo: A forma pessoal de o redator redigir sua mensagem.
Eficácia: Usar as palavras certas no momento adequado.

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Denotação: A palavra tem sentido único, com o mesmo significado para emissor e receptor.
Conotação: é parte do significado da palavra, uso da palavra com outros sentidos, que não apenas o literal.

CÓDIGO ABERTO ECÓDIGO FECHADO.
Código aberto: quando não há clareza nas mensagens: uso de expressões vagas, que gera duvida nos receptores e não deve ser utilizada numa redação comercial.
Código fechado: é claro na mensagem que transmite, tem informações objetivas e utiliza palavras específicas e claras e atinge o objetivo: não causa dúvidas ao receptor.

CORREÇÃO.

Correção: É redigir de maneira simples e coerente obedecendo às regras gramaticais, com criatividade e sem perder o estilo.
Exemplo de frase incompleta:
“Estando próximo de suas férias, por motivos óbvios e para tomar conhecimento dos fatos e viajar sossegado, pois nos anos anteriores viajara e ficara preocupado”.
Exemplo de frase completa:
“Estando próximo de suas férias, o presidente recomendou que os relatórios lhe fossem enviados até 15-12”.

OUTROS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INCORREÇÃO.

Obscuridade: sentido duvidoso ou obscuro decorrente de acúmulo de elementos numa frase. Ou a má colocação das palavras.
Pleonasmo: é a mesma coisa que redundância. Ex: Subir para cima ou entrar para dentro.
Ambigüidade: defeito da frase expressando duplo sentido. Ex: O pai o filho adora.
Originalidade e Precisão.
Originalidade: revela o estilo do autor, sua maneira peculiar de dizer e exprimir suas idéias. Ser original é ser sincero, objetivo, manifestar o que pensa, fugir aos clichês, expressões banais, o que é comum, expressões triviais e as frases feitas.
Precisão: numa redação comercial, nada mais é do que antes de redigir o texto, é ter uma idéia do que vai transmitir, com esse conceito pode-se escolher as palavras certas e ter total domínio da mensagem.

CLAREZA E COERÊNCIA

Clareza: Consiste em transmitir a mensagem com coerência e fácil entendimento para não deixar dúvidas no receptor.
Um bom redator relê seu texto varias vezes podendo modificar se necessário.
Também para ficar clara a mensagem deve-se redigir com períodos curtos e com objetivos definidos.
Coerência: é redigir a mensagem com precisão, sem complicar.

CONCISÃO E CORTESIA.

Concisão: É redigir a mensagem simples e objetiva com poucas palavras.
Para alcançar a eficácia da redação deve evitas: Clichês, Repetição supérfluas, Digressões impertinentes e redundâncias e pleonasmos viciosos.
Cortesia: Cortesia na redação Comercial ou qualquer tipo de Mensagem é ser educado.

EXPRESSIVIDADE E HARMONIA

Expressividade: O redator deve ser preciso e saber o conteúdo que se fala: tudo depende do seu empenho e desenvoltura. É a redação com vigor que alavanca o receptor.
Harmonia: Consegue-se obter harmonia quando usa palavras de bom som e sabendo distribuí-las de forma adequada.

FATORES QUE PREJUDICAM A ARMONIA.

Cacofonia: Som desagradável resultante de uma seqüência de vocábulos na frase.
Eco: Utilizar palavras com términos de sons semelhantes.
Colisão: Repetição de Sons, Consonantais na mesma Frase. Hiato: Utilização de várias vezes a mesma vogal em encontro desagradável.

MOTIVAÇÃO

Motivação: Em geral utiliza-se de palavras doces e animadoras para que e as pessoas possam se sentir estimuladas.
Exemplo:
Faça o relatório.
Seria possível fazer o relatório?
Fazer o relatório.
Por favor, faça o relatório. Obrigado.

NATURALIDADE, OBJETIVIDADE E OPORTUNIDADE.
Naturalidade: Ser espontâneo e utilizar palavras simples e empregar de forma precisa.
Oportunidade: Manifestar idéias na hora certa.
Objetividade: Ser direto, ir ao ponto sem ser artificial ou meloso.

PERSUASÃO, PROPRIEDADE E UNIDADE.
Persuasão: Convencer o receptor de suas idéias.
Propriedade: Ter domínio do que se fala e também das normas gramaticais (regras).
Unidade: Para entendimento é necessário saber focar a idéia e ir direto ao objetivo sendo explicito, com períodos curtos e saber distribuir as idéias e utilizar as frases no sentido completo.
Alunos: Anderson, Deivison, Juarez, Robson.

SERVIÇOS DE REDAÇÃO COMERCIAL.
Para atingir o sucesso, as empresas precisam comunicar-se o tempo todo com o mercado. Porém, muitas vezes isso não acontece por vários motivos, como por exemplo:
• Falta de clareza na exposição da idéias;
• Falta de objetividade;
• Falta de padronização;
• Falta de habilidade para dizer o necessário em poucas palavras;
• Falta de conhecimento da língua.

O consumidor precisa entender a mensagem, pois se ele não entender o que a sua empresa oferece ou o que o seu produto faz, ele não comprará. Portanto, sem comunicação não há vendas.

AS EMPRESAS TÊM DE PRESENTAR:
• Propostas bem estruturadas;
• Catálogos objetivos;
• Material informativo claro e conciso;
• Especificações de produtos que os usuários entendam com facilidade.

Aumente a qualidade de sua comunicação e você também aumentará suas oportunidades de vendas. Veja o que podemos fazer para ajudá-lo a se comunicar com o mercado:
• Propostas comerciais;
• Portfolios comerciais;
• Scripts para telemarketing;
• Apresentações comerciais;
• Textos para websites corporativos;
• Informes corporativos (newsletters);
• Manuais de integração de funcionários;
• Manuais de procedimentos;
• Histórias de sucesso de vendas.

TIPOS DE RESPIRAÇÃO.

A respiração lenta acalma: deixa a pessoa pacífica e compreensiva, produz clareza de pensamentos, ajuda a desenvolver uma percepção mais ampla de todos os fenômenos, aprofunda o auto conhecimento e a consciência universal. Diminui o ritmo das atividades biológicas e a temperatura tende as baixar.
A respiração rápida excita: produzindo um estado mental e instável. A pessoa muda de emoção bruscamente e tem reações inesperadas de ataque e defesa; tornam-se mais subjetivas e egocêntricas, vê mais detalhes que o todo e fica mesquinha. A respiração profunda gera harmonia: entre todas as funções do corpo e com isso há mais satisfação, estabilidade emocional, confiança e capacidade de expressão, facilita a meditação e o sentimento amoroso.
A respiração superficial gera carência: já que não supre as necessidades inorgânicas de oxigênio, e isso se reflete no estado emocional, a pessoa fica medrosa. Volúvel, insegura, ruim de memória e de intuição, a angústia tem a ver com isso. A respiração longa dá poder de concentração: e sintoniza a gente com ritmo do universo; traz paciência, calma, tolerância, desenvolve uma visão das coisas e a consciência do aqui e agora. A memória e a visão do futuro se tornam mais extensas e claras.
A respiração curta é dispersiva: traz impaciência, cria ritmo irregular, a gente muda muito de idéia, tende a intolerância e ao mau humor, custa se adaptar aos ambientes, vive em conflito e se apega mais a detalhes a que ao todo. A respiração é sua arma com ela você domina a sua energia vital.
Para iniciar a locução.
Relaxamento;
• Circular a cabeça para a direita e para a esquerda;
• Circular a cabeça para os lados, para cima e para baixo: Fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto;
• Articular AIFJI/OIU, força o diagrama e analisando as expressões.

Para leitura lenta;
E há nevoentos desencantos dos encantos dos pensamentos nos santos lentos dos recantos bentos, dos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lentos tantos que encantos os atentos entos.

CUIDADO COM A VOZ.

Períodos curtos de rouquidão em adultos geralmente são motivos de maiores preocupações. Costuma aparecer por causa de gripe que atinge a laringe a onde estão localizadas as cordas vocais.
Dificuldades emocionais também podem estar por trás dos sintomas. A associação entre agressões físicas causadas pelo cigarro, alergias, infecções e uso inadequado da voz são de inédito o agente causador de boa parte dos problemas das cordas vocais.
A ansiedade aumenta a tensão muscular e modifica a postura. O paciente tende a não relaxar o corpo para respiração diafragmática, a força a voz na garganta e até agitar sem motivo, o tratamento deste caso conjuga exercício técnicas de relaxamento e diminuição de ansiedade. Em situação estressante as pessoas podem perder completamente a voz.

Lembrete para uma boa locução

1- Exercite sua leitura e interpretação. Leia tudo o que lhe cair nas mãos, bulas de remédios, receitas culinárias, livros do Bocage, anúncios comerciais de revista... O leitor habitual, não costuma cair em armadilhas de palavras ou termos usados com pouca freqüência.
2- Nunca é demais ter conhecimentos mínimos de regras gramáticas e cultuar um vocabulário razoável. Um vocabulário extenso e versátil é de fato um pré-requisito para eficiência da comunicação.
3- É bom evitar expressões complicadas, pois soará como pedantismo da sua parte e pode perturbar o fluxo da mensagem que se está transmintindo.
4- O entusiasmo em demasia pode ridicularizar alocução.
5- É sempre necessário manter-se bem informado sobre os acontecimentos importantes que ocorre, no mundo. Ter conhecimento prévio das notícias permite que se façam comentários pertinentes com lógica e conteúdo.
6- Se não houver “scrip” (roteiro do programa), faça um esquema prévio, principalmente se o assunto envolver nomes, datas, números e relação em geral.
7- Evite as abobrinhas, pois elas desvalorizam qualquer trabalho.
8- O ideal é que o locutor participe da redação do texto que irá ler (interpretar), pois é assim a interpretação na leitura durante a locução.
9- Seja claro e acessível. Não enrole seu ouvinte com palavras que nem todos possam entender.

Improvisação
Há casos em que o locutor pode se adaptar com situações em que tenha que fazer uso de improvisações que se não relatadas com segurança, pode causar alguns embaraços. A improvisação pode seguir dois caminhos distintos: aquela que é produtiva, prevista com efeito especial e aí nem é considerado tanto uma improvisação na acepção do termo porque tem um roteiro que se aproxima da descontração e pode até incluir comentários musicais. A verdadeira improvisação é espontânea, surge a partir de lacostécnicos, jornalísticos ou na própria programação. É quando você se vê na contingência de falar para que a transmissão retorne o sentido do curso e siga normalmente. Falta a oportunidade de se exercitar o raciocínio e falar a coisa certa em momentos críticos.

Lembrete ao entrar no ar:
1. Relaxe. Procure descontrair-se. Acredite no seu trabalho e capacidade de realizá-lo.
2. Leia o texto antes, quantas vezes achar necessário até se sentir seguro.
3. Não confunda pressa com ritmo ou entusiasmo.
4. Ler com calma dá a impressão de que você está falando de improviso e ajuda a alcançar uma identificação com os ouvintes. Procure explorar essa faceta.
5. Lembre-se que as pontuações gramaticais correspondem às pontuações de expressão vocal. Por outro lado, a voz humana é cheia de matizes e expressam uma extensa gama de emoções impossíveis de serem registradas graficamente. A pontuação gramatical, por exemplo, é recente na história da língua.
6. Procure adotar o ponto de interrogação também no principio da frase ao elaborar o texto (como na língua espanhola) isto facilitará a interpretação na hora da locução.
7. Procure otimizar o ar respirado. Procure terminar as frases com a reserva deste ar.
8. A expressão mais agradável se obterá com apuro auditivo e sensibilidade, isto permitirá acertar a modulação da voz em consonância com o significado do texto.
9. Preste bastante atenção com as pausas de ponto (.), ponto final (.), Vírgulas (,), dois pontos (:), e reticência (...). A observação dessas premissas vai também ajudar no controle da respiração, bem como nas tomadas de ar e expirações durante a leitura.
10. A respiração deve ser instável e silenciosa. A respiração, assim como a postura, deve conduzi-lo a uma posição de harmonia adequada ás exigências inerentes ao trabalho que se está realizando. Assim como afirma em seu trabalho sobre a matéria: A comunicação no rádio se sai pela menor fração da linguagem que é o som, que é algo complexo. Costumam-se dizer que não se deve respirar pela boca, O que tem sua razão de ser, pelo fato do nariz ter elementos que filtram e regulam a temperatura do ar que respiramos, mas quando o locutor estiver em ação, provavelmente fará algumas tomadas de ar pela boca, para não truncar uma frase qualquer e assim prejudicar o sentido emocional do pensamento.
11. Articule bem as palavras para se tornarem bem audíveis, principalmente no início e no fim das frases.
12. Mantenha a mesma entonação do princípio ao fim.
13. Capte a mensagem e transmita isso.
14. Ao realizar a locução, não leia de forma automática. Ponha a sua locução em tom de conversa.
15. No decorrer de sua locução, evite tossir, respirar, pigarrear. Se tiver que fazê-lo. Faça antes ou depois da transmissão. Nos estúdios instalados de maneira adequada, possuem um interruptor de linha do microfone instalado na mesa de locução, onde o locutor nesses casos interrompe temporariamente sua linha.
16. Não batuque na mesa. Não vire as costas de lado atrapalhadamente. Os microfones hoje são muito sensíveis e poderão registrar todos esses ruídos indesejáveis, se pôr acaso isso acontecer procure agir naturalmente.
17. Procure tratar as demais emissoras (inclusive as grandes) com dignidade diante dos ouvintes, mesmo sabendo que elas oferecem concorrência e resistência a nossa atuação.
18. Fique sempre atento aos sinais do operador. Em muitas situações o técnico de som precisará comunicar-se e o fará através de sinais que deverá ser padronizado entre os colegas de conhecimento de todos.
DEVER DO LOCUTOR.
1. Se você for iniciante, precisa aprender antes de tudo a ouvir. Se adotar esse comportamento desde o início, aprimorará o seu padrão profissional a cada desempenho. Ser um bom ouvinte significa prestar atenção no rádio e na TV, Observando, analisando o conteúdo da programação, na forma como é colocada a mensagem no veículo. Na maioria das vezes, nós ouvimos o rádio e a televisão de maneira passiva e sem análise do que estamos ouvindo ou vendo de fato. O bom locutor, radialista ou comunicador, observa os meios de comunicação com olhos e ouvidos críticos a todo momento. Por um lado ele se protege das armadilhas subliminares da comunicação, por outro lado ele aprende a comunicar-se avaliando o trabalho dos “colegas”.
1. É preciso estar informado de tudo o que for possível. O apresentador, produtor ou radialista está com a responsabilidade da informação correta cada vez mais que pegar no microfone. Não podemos correr o risco de passar informações incorretas, duvidosas ou inconscientes. O ouvinte normalmente acredita no seu discurso, mas poderá decepcionar-se com seu programa ou rádio, caso perceba insegurança na sua informação.
2. Durante o trabalho, concentre-se. Evite distrair-se com a música que está tocando, preste atenção no que está acontecendo no programa. Lembre-se que quem deve curtir é o ouvinte. O apresentador está trabalhando e deve encarar os acontecimentos do programa como tal. Devemos animar o programa, sem perder o controle e a atenção do que estamos fazendo.
3. Procure aproveitar o tempo de exibição das músicas, para preparar-se para os próximos blocos de locução ou operação.
4. O bom apresentador deve identificar as reais importâncias em relação ás atividades desenvolvidas por ele em relação ao programa ou emissora da qual faz parte.
5. Identifique-se com o ouvinte e não o inverso. Procure dar ao ouvinte um clima de confiança e amizade. Fale a língua de seu ouvinte, conquiste-o para sua audiência, só assim você poderá obter o prestígio necessário para que você passe sua mensagem.
TIPOS DE LOCUÇÃO.
a) Narrador: é aquele que está sentindo. Emociona-se com o texto. Acima de tudo interpreta o papel, sendo ele quase um ator.
b) Apresentador: é o que comanda as atrações do programa, faz o trabalho de âncora. Dá informações diversas e necessárias ao andamento do programa.
C) Esportivo: é geralmente vibrante espontâneo e improvisador.
d) Entrevistador: é o que expõe, narra fatos, faz entrevista pesquisa acontecimentos através de perguntas que dirige com os personagens da matéria.
e) Noticiário: lê as notícias cujo texto é preparado e revisado pela redação do programa ou da rádio. A ênfase, a sobriedade e a seriedade.
f) Apresentador Publicitário: é antes de tudo um ator, interpreta, encena e dá a entonação necessária á peça publicitária.
g) Locução com acentuação: é a locução que consegue acompanhar o ritmo da música que tem de fundo. Geralmente é usado para anunciar músicas em programas desse estilo.
h) Locução com assimilação: usado em locuções esportivas, leilões, etc. Numa fala mais rápida, acaba-se aproveitando o tom e o ritmo da locução para se entender a mensagem, mesmo que tenha perdido a compreensão de uma outra palavra.
i) Locução com Elisa: é a correta postura da voz em relação às palavras. E a adequada combinação dos sons dentro das frases. Fazem-se através da colocação justa da entonação das palavras chaves nas frases. Visa tornar a fala mais agradável, melodiosa, rítmica e fluente.
j) Locução a dois: A locução a dois é ideal. Fica muito mais atraente quando feita por duas vozes contrastantes (masculina, feminina).
A PAUTA.
A pauta é o roteiro dos princípios assuntos ou temas que merecem cobertura em um programa de rádio. Ela contém resumo do que deve ser apurado na reportagem e indicações básicas como:
Pessoas a serem ouvidas;
Meios de contato com elas (telefone, endereço, etc.).
A pauta também sugere as perguntas básicas, os pontos que serão tratados na reportagem e mostra possibilidades de abordagem do tema pelo radialista. A pauta é a “semente” da matéria: se for bem elaborada, maior a chance do radialista produzir um bom texto.
A pessoa que faz a pauta deve estar sempre muito bem informada sobre o que está acontecendo na sua comunidade. O radialista pode receber jornais, boletins, e textos de associações, grupos ou promotores de eventos que, muitas vezes resultam em matérias interessantes para a comunidade. O radialista também deve estar sempre atento ás sugestões ou reclamações dos ouvintes. A pauta é apenas uma base para o trabalho do radialista.
Conhecendo o assunto que vai cobrir, ele poderá produzir textos informativos e de utilidade para o ouvinte.

A PURAÇÃO DA NOTÍCIA
É o levantamento e verificação de dados e informações para que sejam transformados em notícias. Para apurar uma matéria, o radialista deve ser curioso, sistemático e ouvir mais de uma pessoa para melhor se informar sobre o assunto. Uma boa apuração procura responder as seis perguntas clássicas do jornalismo.
O quê?
Por quê?
Quando?
Onde?
Como?
Quem?

A FONTE
É a origem da notícia, aonde o radialista vai buscar a informação. A fonte pode ser:
• Oficial (representante de governos, instituições, escolas, etc.)
• Eventual (qualquer pessoa da comunidade):
• Documental (quando o radialista consultar arquivos, livros, documentos, etc.).
Mas o radialista não deve se basear em única fonte. Quanto mais pessoas forem ouvidas, melhor. A notícia será mais completa e o ouvinte sairá ganhando.
O radialista também deve estar atento para não ser manipulado. Pode acontecer de a fonte usá-lo para passar informação de interesses pessoal. Por isso, quanto mais informados estiver o radialista, menor será a possibilidade de ser manipulado.

OS RECURSOS.
O telefone e o gravador são importantes na apuração de noticias para o rádio. O telefone agiliza e o gravador permite a reprodução da fala ou depoimentos, funcionando como meio de contato direto entre os entrevistados e ouvinte.

A REDAÇÃO DA NOTICIA.
Nos jornais e revistas, o leitor pode voltar atrás, revela parágrafos, saltar trechos, ir direto ao assunto que deseja. Já o radialista deve ter sempre em mente que os textos serão lidos uma vez ao microfone para ouvintes escutar. Essa é a principal marca do texto de rádio e o que o tornam diferentes das matérias e de jornal e de revistas. Repetir informações durante a matéria é um recurso útil e necessário para manter informado o ouvinte que perdeu o começo do programa ou da notícia.
• Vocabulário: o radialista deve empregar palavras fáceis e evitar o uso de termos técnicos. Quando necessário, porém, deve explicá-los de modo compreensível para o ouvinte.
• Emprego de verbos: O rádio é ágil instantâneo. Por isso, os verbos no texto radiofônico devem estar, de preferência, no ar.
• Presente (ex: a escola x está recebendo hoje os recursos para a compra da merenda escolar).


PROGRAMAS INTERATIVOS.
São aqueles que estimulam a participação direta do ouvinte seja por telefone, carta ou pessoalmente na emissora. (Jm programa sobre educação, por exemplo, pode contar com a presença de professores, funcionários de escolas, pais e alunos).
O radialista que conduz esses programas é chamado de mediador. Ele encaminha perguntas aos convidados, regula o tempo das respostas e, no final, resume as opiniões dos participantes. Nesse formato, destacam-se dois tipos de programas.
Debate: é discussão de um tema polêmico no rádio, com a participação de debatedores que têm idéias divergentes.
Mesa redonda: é a reunião de especialista em torno de um mesmo assunto, com opiniões


HIPERARTICULANDO PALAVRAS (SILABAÇÃO)
EXERCÍCIO: Pronunciar exageradamente cada sílaba das palavras no exercício a seguir:
1. O PRESTIDIGITADOR PRESTATIVO E PRESTATÁRIO ESTÁ PRESTES A PRESTAR A PRESTIDIGITAÇÃO PRODIGIOS A E PRESTIGIOSA.
1. A PRATARIA DA PADARIA ESTÁ NA PRADARIA PRATEANDO PRADOS PRATEADOS
2. BRANCA BRANQUEIA AS CABRAS BRABAS NAS BARBAS DAS BRUACAS E BRUXAS BRANQUEJANTES.
3. TROVAS E TROVÕES TROVEJAM TROCANDO QUADROS TROCADOS ENTRE OS TROVADORES ESQUADRINHADOS NOS QUATRO CANTOS.
4. AS PEDRAS PRETAS DA PEDREIRA DE PEDRO PEDREIRAS SÃO OS PEDREGULHOS COM QUE PEDRO APEDREJOU TRÊS PRETAS PRENHAS.
5. O GRUDE DA GRUTA GRUDA A GRUA DA GRINGA QUE GRITA E, GRITANDO, GRIMPA A GRADE DA GROTA GRANDIOSA.
6. NO QUARTO DO CRATO EU CATO QUATRO CRAVOS CRAVADOS NO CRÂNIO DA CAVEIRA DO CRAVEIRO.
7. O LAVRADOR É LIVRE NA PALAVRA E NA LAVRA, MAS NÃO PODE LER O LIVRO QUE O LIVREIRO QUER VENDER.
8. FRAGA DEFLAGRA UM DRIBLE, FRANCO FRANQUEIA O CAMPO, O POVO SE INFLAMA E ENFRENTA O PRECLARO JURI, QUE DECLARA GRAVE O PROBLEMA.
QUERO QUE O CLERO PRECLARO ACLARE O CASO DE CLARA E DECLARE QUE TECLA SE ENGANA NO QUE CLAMA E RECLAMA.

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO E A VOZ. EM PRIMEIRO LUGAR, TORNO A DIZER QUE O MELHOR EXERCÍCIO PARA LOCUTORES, É A LEITURA EM VOZ ALTA. CLARO QUE NÃO UMA LEITURA DISPLICENTE, DESCOMPROMETIDA. AO EXERCITARMOS A LEITURA, DEVEMOS FAZÊ-LO DE FORMA TOTALMENTE COMPENETRADA. SEMPRE ARTICULANDO BEM CADA PALAVRA. TOMANDO-SE ESPECIAL CUIDADO COM OS "R" “R”, "S" E COM VOGAIS E SEMIVOGAIS (NEGÓCIO, CULINÁRIA, GANÂNCIA, ESCRITÓRIO, NACIONAL...), COM OS VERBOS TERMINADOS COM A LETRA "M" (LEVARAM, FORAM, CAIRAM, ETC...) COMO A LEITURA E ALGO QUE VAI ACOMPANHAR O LOCUTOR POR TODA A VIDA, VOCÊ TERÁ DE DOMINÁ-LA, E NÃO SER DOMINADO POR ELA. PRATICANDO LEITURA DIARIAMENTE, VOCÊ PASSA A SE SENTIR SEGURO AO FAZER A LOCUÇÃO DE UM TEXTO, E DESCARTA A PREOCUPAÇÃO DE FAZER UMA LEITURA CORRETA. UMA VEZ QUE VOCÊ JÁ DOMINA ESTA TÉCNICA A PARTIR DAÍ VOCÊ TERÁ QUE SE PREOCUPAR SOMENTE EM INTERPRETAR, VIVER, VENDER O TEXTO. EXISTEM EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO, QUE PODEM SER FEITOS ANTES DA LOCUÇÃO, OU ANTES, DE EXERCITAR A LEITURA.
EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO. (ÁREAS DE RESSONÂNCIA)
NOSSA VOZ RESSOA EM DUAS REGIÕES DO NOSSO CORPO NO PEITO ( TONS MÉDIOS E GRAVES ) , CABEÇA E FACE (TONS AGUDOS )
• PARA AQUECER A VOZ NOS TONS GRAVES USAMOS A EXPRESSÃO EI. SENTINDO O PEITO VIBRAR.
EI... , EI... , EI... , EI... , EI... , EI... , EI... (TONS GRAVES)
• NOS TONS MÉDIOS USAR A VOGAL SENTINDO O SOM ENTRE O PEITO E A GARGANTA
AAA… AAA..., AAA..., AAA..., AAA..., AAA..., AAA...
• NOS TONS AGUDOS USAR A EXPRESSÃO HUMMM, SENTINDO O SOM VIBRAR A FACE.
HUMMM... , HUMMM... , HUMMM... , HUMMM...
TEXTOS
AO LER UM TEXTO, UM PROFISSIONAL DA VOZ SEGUE ALGUNS PASSOS ESSENCIAIS.

PRIMEIRO PASSO:
FAZER UMA LEITURA PRÉVIA DO TEXTO. DURANTE A LEITURA IDENTIFICAR PALAVRAS DE DIFÍCIL DICÇÃO, REPASSAR PRONÚNCIAS DE PALAVRAS EM OUTRO IDIOMA, VERIFICAR PONTUAÇÕES, ESCOLHER PONTOS APROPRIADOS PARA TOMADAS DE AR.

SEGUNDO PASSO:
MOSTRAR INTERESSE PELO TEXTO, ENTENDER O CONTEÚDO DO TEXTO, CAPTAR A EMOÇÃO PREDOMINANTE DO TEXTO, Ex. CLIMA TENSO, ALEGRE, ROMÂNTICO, JORNALÍSTICO, ETC..

TERCEIRO PASSO:
IDENTIFICAR PALAVRAS DE SIGNIFICADO RELEVANTE, E DURANTE A LEITURA DAR DESTAQUE A ESTAS PALAVRAS.

QUARTO PASSO:
COMEÇAR A LEITURA DE CADA PARÁGRAFO DO TEXTO DE FORMA DIFERENTE. OU SEJA: UM PARÁGRAFO VOCÊ COMEÇA A LER COM TOM MAIS GRAVE, OUTRO COM TOM MÉDIO OU AINDA OUTRO EM TOM MAIS ALTO. PROCURE DIVERSIFICAR EM CADA PARÁGRAFO, NÃO LEIA TUDO DE MANEIRA UNIFORME. TENTE DAR UM COLORIDO AO TEXTO. É COMO COSTURAR A MÃO UM TECIDO. SE VOCÊ FAZ LEITURAS LONGAS, COMO DOCUMENTÁRIOS, NARRAÇÕES, ETC.., E NÃO APLICA ESTA TÉCNICA , O OUVINTE SE CANSARÁ RÁPIDO DE SUA LOCUÇÃO , POR MAIS INTERESSANTE QUE SEJA O ASSUNTO .

DICAS
Você sabe falar?
Então repita rápido esta frase:
UM TIGRE, UM TRIGO, DOIS TIGRES, DOIS TRIGOS, TRÊS TIGRES, TRÊS TRIGOS... DIFÍCIL NÉ...
Você já levou um susto ao ouvir sua voz em uma gravação? Com certeza chega a duvidar que seja você que está falando. Contudo, lamento informar que, a voz que você ouve gravada, é de fato sua voz como ela é. Isto se levando em conta, o tipo de mecanismo de gravação que você está usando (gravadores de fita, digitais, microfones, etc...).
A explicação desta notória diferença, entre a voz que você imagina ter, e a voz que realmente tem, está em nossa audição.
Ouvimos nossa voz ao falarmos por duas vias: uma via externa e outra interna.
Via interna: nossa cavidade torácica, e nosso crânio vibram ao emitirmos sons. O que dá impressão de que nossa voz é mais grave.
Via externa: o som se propaga pelo ar, emitindo ondas, que ao entrarem em contato com nossos ouvidos, fazem vibrar nossos tímpanos, levando a informação do som ao cérebro.
Por isso, temos a falsa impressão de que nossa voz, não é a que ouvimos em uma gravação. Entretanto, posso afirmar que é a que as pessoas ouvem.