Dicas para uma boa entrevista

  De Jornalista Gino Nascimento

Baixe Musicas Dance Grátis  Clique Aqui

Dicas para uma boa entrevista
A Entrevista:
Um dos pontos em que muitas vezes pessoas "erram" e perdem uma oportunidade de emprego, é justamente o momento da entrevista. Em certas situações a pessoa é justamente o que o empregador está procurando, porém por uma total falta de expressão é reprovado na entrevista. Segue algumas dicas de como se sair bem em uma entrevista:

  1. Vá bem tranquilo para sua entrevista, descanse bem, durma bem, coma bem, se possível faça alguns exercícios de relaxamento antes. Ficar nervoso nessa hora só pode estragar tudo, manter-se calmo é a principal coisa a se fazer.
  2. Tenha um olhar firme e decidido, não fique olhando para os lados quando falar com o entrevistador, procure sempre olhá-lo nos olhos (Sem exageros obviamente).
  3. Nunca critique seus empregos e chefes anteriores.
  4. Seja otimista e positivo em suas opiniões, procure evitar a palavra "não".
  5. Mostre-se disposto a novos desafios.
  6. Nunca minta, falar a verdade é imprescindível em uma entrevista. Se não souber alguma coisa que o entrevistador perguntar-lhe, diga "Não sei", não enrole ou tente improvisar.
  7. Nunca vá a uma entrevista com roupas extravagantes, tipo: Micro-saias ou Micro-vestidos, jeans e tênis (se for para uma função com pouca formalidade, sem problemas), roupas transparentes, etc.
  8. Evite contestar demais o entrevistador, mostre sua personalidade e defenda seus pontos de vista, mas saiba sentir o limite.
  9. Não coma alimentos, antes de uma entrevista, que deixem hálito forte (cebola, alho, etc).
  





Temos a seguir uma lista completa das perguntas e das respostas mais freqüentes que os entrevistadores costumam fazer.

  Fale sobre você.

  R: Essa resposta deve ser muito bem praticada. Procure ser sucinto, direto e focalize os resultados. Fale somente sobre assuntos profissionais.

 Quais são seus objetivos a curto prazo?

 R: Seja específico. "Quero ser gerente de vendas", por exemplo.

 Quais são seus objetivos a longo prazo?


  R: Fale em termos profissionais, sendo bem objetivo: ser diretor de engenharia, gerente-geral ou algo similar. Mostre também que traçou metas, pretende fazer cursos, pós-graduação, MBA e idiomas. É recomendável não se referir à vida particular.

  O que você procura em um determinado emprego?

  R: Desafio, envolvimento e chance para contribuir para a empresa. Essa é uma das melhores respostas.

  Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?


  R: Sim. Dê exemplos de situações vividas em seus trabalhos anteriores.

  Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?

  R: Conte os benefícios que você vai trazer e como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa.

  O que você sabe sobre nossa organização? O que te atrai nela?

  R: Para responder da melhor forma a essa pergunta, é preciso se preparar fazendo uma pesquisa sobre a empresa. Os melhores meios de encontrar informação são no próprio site da empresa, em revistas e conversando com pessoas que trabalham ou ex-funcionários.

  Fale sobre resultados que tenha alcançado e que tenham lhe dado grande satisfação?


  R: Liste as maiores realizações em sua carreira ou em seu emprego atual. Escolha bem essas realizações e mencione aquelas mais recentes e condizentes com seus objetivos profissionais.

  Quais são seus pontos fortes?

  R: Fale das características universalmente desejadas, tais como entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, iniciativa (pró-atividade) responsabilidade e competência na área técnica.

  Quais são seus pontos fracos?

  R: Nunca mencione algo negativo. Responda aquilo que, na realidade, é positivo. Tal como exigente demais, impaciente, perfeccionista.

  O que você não gostava no seu emprego anterior? Por qual motivo você saiu (ou quer sair) da empresa?

  R: Deve dizer que gostava do emprego. Jamais se queixe, não deve nunca falar mal. Não aponte defeitos no emprego anterior. Se você foi demitido conte o motivo. Se está saindo por vontade própria, fale que está em busca de novos desafios e aprendizado.

  Você poderia descrever alguma situação na qual seu trabalho tenha sido criticado?

  R: Não deve reconhecer críticas ao seu trabalho, mas dizer que certas vezes ele foi discutido e com isso, você sempre aprendeu e cresceu.

  Como você avalia a empresa que trabalha atualmente e as que já trabalhou?

  R: Outra vez, não se queixe. Fale algo de bom. Por exemplo, que a empresa tem um bom produto e possui potencial para crescimento.

  Você tem espírito de liderança? Conte um fato que demonstre isso.

  R: Responda a essa pergunta com realizações do seu passado.

  Você contribui para o aumento das vendas, dos lucros? Como?


  R: Exemplifique com resultados e realizações do seu passado.

  Você ajudou a reduzir custos? Como?

  R: Exemplifique com resultados e realizações.

  O que você considera importante num colaborador?

  R: Cite as competências para o cargo, além de dedicação ao trabalho, boa índole, iniciativa, criatividade e entusiasmo.

  Descreva um típico dia de trabalho no atual/último emprego?

  R: Essa pergunta é para conhecer seu nível de energia. Procure descrever um dia bastante ativo e tente mostrar alto nível de energia.

  Quais decisões são mais difíceis para você?

  R: Deve demonstrar sua capacidade analítica e dizer que aborda o processo decisório de forma lógica, identificando as alternativas e as premissas da decisão. Como ser humano, sabe que as decisões mais difíceis são as referentes à vida de seus subordinados.

  O que você tem feito que mostra iniciativa? Quanto de iniciativa você tem? Dê exemplos.

  R: Sua resposta deverá ser uma série de realizações de sua carreira.

  Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar? Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade para trabalhar?

  R: Novamente não mencione nada negativo. Você pode dizer que não há melhor ou pior pessoa para trabalhar em equipe. Há pessoas diferentes. Claro que sempre é bom trabalhar com pessoas bem humoradas e que gostem de lidar com pessoas. Mas diga que você se adapta às necessidades do trabalho e que se relaciona facilmente, tanto com operários como com a diretoria da empresa.

  Se pudesse começar tudo de novo, o que faria diferente em sua carreira?

  R: Deve mostrar ser uma pessoa segura, dizendo que basicamente não mudaria nada. Obviamente, existem pequenas coisas na nossa carreira que poderiam ter sido feitas melhores e deveriam ser corrigidas. Procure não mencioná-las.

  Em que tipo de ambiente de trabalho você se sente mais confortável?

  R: Mais uma vez vale dizer que não há ambiente ideal. Que você se adapta a qualquer tipo de ambiente.

  Por que você escolheu essa carreira?

  R: Para essa pergunta não há resposta certa ou errada. Aqui o que vale é ser sucinto e coerente.

  Descreva uma situação difícil que teve e como fez para sair dela?


  R: Procure uma situação difícil e de grande relevância para o bom andamento da empresa, que você tenha solucionado.

  Você estaria disposto a mudar de cidade, estado ou país? E trabalhar além do horário de trabalho?

  R: Fale a verdade sobre sua disposição quanto a mudar de cidade e principalmente, coloque as opções e condições para que a mudança aconteça, já que isso interfere na vida da família. Quanto ao fato de trabalhar além do horário determinado, responda de imediato: "Claro, sempre que houver necessidade".

  Na prática, o que esses cursos (faculdade, extensão...) contribuíram para sua formação? No que você mudou?


  R: Avalie bem e tente descobrir as contribuições e mudanças que ocorreram graças aos cursos. De qualquer forma, diga que contribuíram não só em conhecimentos técnicos como também para o seu crescimento pessoal e no relacionamento com as pessoas.

  Qual seria seu emprego ideal?

  R: Com base na pesquisa realizada sobre a empresa, tente descrever o emprego mais próximo daquele que está sendo ofertado pela empresa.

  O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?

  R: Fale a verdade, mas saiba que é importante ter hobbies e ocupações no seu tempo livre. Isso demonstra sua preocupação com o seu desenvolvimento pessoal, sua habilidade em administrar seu tempo e o seu bom relacionamento com as pessoas.










Como se comportar durante uma entrevista de emprego
  Conseguir um emprego não é uma tarefa fácil. A demanda é, sempre, muito maior do que a oferta, ou seja, que há muito mais gente procurando emprego do que oferecendo vagas. Assim, é preciso ter em conta que as empresas exigem cada vez mais dos candidatos. Vale lembrar que nem sempre o candidato com maiores qualificações profissionais é o mais procurado para assumir um determinado cargo. O comportamento conta muito, principalmente na hora da entrevista. Confira algumas dicas de como se comportar durante uma entrevista de emprego.

  - Horário: pontualidade é essencial. Chegue sempre com 15 minutos de antecedência ao horário marcado para a entrevista. Seja discreto na sala de espera. Cuidado com o tom de voz. Não fale alto e seja educado ao se apresentar na recepção.

  - Tranqüilidade: mantenha-se calmo. Não demonstre medo e procure para não gaguejar nem se enrolar com as palavras. Saiba ouvir e limite-se a responder apenas o que lhe foi perguntado.

  - Cumprimento: ao cumprimentar, olhe nos olhos do entrevistador. Não use força demais ou de menos no aperto de mão.

  - Apresentação: vista-se com roupas discretas e de cores sóbrias. Não use óculos escuros. As unhas devem estar cortadas e os cabelos penteados. As mulheres devem tomar cuidado para não abusar da maquiagem nem usar muitos acessórios (brinco, colar, pulseira, relógio). Os homens precisam estar com a barba ou bigode bem aparados.

  - Postura: mantenha uma postura adequada na hora de se sentar. Não fique esparramado na cadeira, batucando no descanso do braço nem batendo os pés no chão. As mulheres devem tomar cuidado ao se sentar de pernas cruzadas, principalmente, se estiver de saia. Na dúvida, devem-se manter as pernas juntas e com o corpo junto ao encosto da cadeira.

  - Objetividade: seja direto, sem ser mal educado. Demonstre confiança e segurança no que fala. Mostre entusiasmo. Evite falar gírias, expressões e jargões comuns. Exemplos: "a nível de", "né", "aí", "brother", "irmão", "meu", "vamos supor que", etc.

  - Verdade: seja sincero ao falar das suas qualidades. Não exagere ao falar de suas próprias qualificações. Não fale mal do ex-patrão.

  - Gestos: tome cuidado com gestos exagerados e repetitivos, que demonstram insegurança e nervosismo.

  - Detalhes: não masque chiclete em hipótese alguma. Desligue o telefone celular assim que chegar ao local da entrevista. Não fume e não aceite cigarro durante a entrevista, mesmo que o entrevistador ofereça. Não tente demonstrar intimidade excessiva com o entrevistador. Não tente dar cantada no recrutador (a).

  - Importante: tenha todos os documentos em ordem (de preferência, organizados em uma pasta) e em boas condições. São eles: documento de identidade (RG), CPF, carteira de trabalho, currículo, carta de recomendação, diplomas e certificados de cursos.

  - Evite: falar demais, mostrar impaciência, ignorar perguntas, contar piadas, mudar de assunto de repente, ser emotivo, desviar o olhar do entrevistador por muito tempo, franzir a testa e coçar a cabeça demais.